boat logo

Village Gate

Global Hut

Portuguese


Thoughts On Cancer, original Article (engl.)

International


Reflexões sobre o Câncer
por Serge Kahili King

tradução de Denise von Poser

Meu irmão morreu com câncer aos trinta e poucos anos e o mesmo aconteceu com minha mãos aos oitenta. Tive a oportunidade de trabalhar com muitas pessoas nestas condições e sei que esta doença tem muitos aspectos físicos e emocionais e o reforço de qualquer destes aspectos pode fortalecer o outro e o tratamento dos segmentos pode curar os dois aspectos.

Meu irmão teve câncer de pulmão. Ele fumava muito e passou por muita tensão em sua vida. Adicionalmente ele apresentava o perfil em personalidade do fumante, apresentado pelo dr. David Kissen do Hospital Geral de Glasgow, como os outros 1000 pacientes etudados, ou seja, antes dos quinze anos de idade um de seus pais faleceu, seguidos por dificuldades em seu casamento e dificuldades profissionais. Naturalmente muitas pessoas apresentam estas dificuldades na vida, mas o dr. Kissen analisava como as pessoas reagiam face a estas dificuldades, de maneira pessoal. Tipicamente estas pessoas, com este perfil, negavam estes conflitos. E assim era meu irmão.

Minha mãe teve cancer de pulmão. Perdeu seu pai antes dos 15 anos, teve conflitos em seu casamento e fruatrações profissionais e negava estes conflitos, também.

Experiências de perda, conflitos e frustrações... muitos casos de câncer, estudados em Psychosomatics por Howard R. e Martha E. Lewis [Pinnacle Books, 1975} e Who Gets Sick, por Blair Justice, Ph.D. [Jeremy P. Tarcher, 1988].

A ameaça em comum de respostas emocionais em todas as formas de câncer ( e suspeito, em todas as doenças) é o desejo frustrado de controlar estas experiências. O desejo do controle é a parte venenosa das doenças. O desejo de controlarem seus comportamentos, o de outros, o controle do passado, do presente e do futuro. Algumas pessoas tentam controlar tudo. Não é à toa que os sintomas de depressão sempre acompanham o câncer e nos fazem crer que esta depressão é a sensação que as pessoas têm de não pdoer controlara doença.

Na minha experiência de trabalho come stas pessoas notei que as recuperações mais fantásticas estãoa ssociadas com as mudanças no corportamento mental, emocional e físico , destes pacientes. Muitas vezes uma mudança drástica de estilo de vida e perdão a ressentimentos profundos, trazem a cura.

Uma das mais surpreendentes curas ocorreu com uma mulher que deixou sua família, mudou sua religião, seu guarda-roupa, sua dieta e se mudou para um país diferente. Talvez ela precisasse destasmudanças ou não, mas que aconteceu uma cura maravilhosa para ela, aconteceu. Infelizmente meu irmão não mudou nada em suas emoções e reações para com a vida e minha mãe continuou com suas convicções à respeito de algumas pessoas até o final de sua vida. Assim se você tem que mudar alguma coisa, você precisa fazer estas mudanças. Se tentamos controlar alguma coisa mental, física ou emocionalmente e falahamos, aumentamos a tensão no nosso corpo e isso causa doenças. Quanto mais tentamos e falhamos, maior a tensão. Não é porque construímos tensão que vamos adquirir câncer mas sabemos que o alívio da tensão cura as doenças. A necessidade de controle é baseada no temor e o temor é que gera a tensão. O controle, então, é uma técnica para não sentir-se o medo e lidar com ele. Talvez o melhor caminho para se começar a cura é parar de tentar controlar o medo e tentar mudar a reação a ele. Sabe-se que não se pode sentir medo se o corpo está totalmente relaxado. Existe centenas de maneiras para se relaxar através de drogas, ervas, massagens, meditações, felicidade, etc. Mas isto naõ resolve o problema. O problema está além da tensão, além do medo. O problema ainda não está no que sentimos ser temeroso. O problema está em nos sentirmos sem força e sem poder para enfrentar o medo. Quando este problema está resolvido o medo desaparece, a necessidade do controle desaparece e uma imensa quantidade de tensão, desaparece.

Estou falando basicamente na confiança. A certeza que está dentro de nós e que nos impulsiona. Uma emoção verdadeira que nos conduz à vitória em todos so segmentos de nossas vidas, em todos nossos objetivos vitoriosos.

Vou dividir com todos uma técnica poderosa, vou dividir algumas palavras hawaianas para confiança, que possuem raízes que podem levar-nos a certas direções:

Paulele: - pare de dar voltas à esmo!
Kanaloa: - uma calma ampliada.

Não existe a transformação mágica para a produção da real confiança, sentida e vivenciada como absolutamente forte e curativa. Precisamos Ter uma consciência interna e real e decisões reais e fortes, mas mesmo assim , só teremso reais resultados se respondermos à vida de maneira diferentte.

palm isle
[Top of page]

Copyright by Aloha International 2005
Contact us